Testemunhos

Cada vez é mais importante falarmos abertamente e sem tabus sobre a nossa saúde mental, para perceberes que não estás sozinho! Aqui iremos apresentar diferentes testemunhos de pessoas. Venham connosco para os conhecer!


“Cada passo é uma conquista…”

“Chamo-me Henrique e tenho tido acompanhamento psiquiátrico desde o final de uma adolescência complicada, em que a depressão tomou conta de mim. Eu que até então era bom aluno e atleta, após a morte de um irmão e alguns romances mal sucedidos, entrei numa espiral que me levou nomeadamente a uma tentativa de suicídio.

Com o passar do tempo acabei por restabelecer-me e consegui reencontrar a felicidade e o sentido de vida, retomando com sucesso o percurso escolar e profissional, já que tive o apoio da minha família e amigos, além do acompanhamento em consultas privadas de psiquiatria.

No entanto, na sequência de nova fase atribulada da minha vida, devida a complicações profissionais e a um negócio mal sucedido, acabei por perder de novo a estabilidade, e fui internado contra vontade no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (…)”


“Sou bipolar aqui e agora…”


“Chamo-me José, tenho 54 anos, 176 cm, 84 kg. Sou divorciado, tenho dois filhos criados e um neto recém-nascido. Vivo só, desempregado, sem subsídios, com ajuda da família chegada e amigos e um ou outro trabalho.

Pediram-me para descrever a minha experiência e decidi imediatamente ser honesto com o papel, já que tenho vergonha de o ser olhos nos olhos. Contar por escrito o que nunca disse a  ninguém. Espero que alguém aprenda, basta uma pessoa para já ter valido a pena expor-me.

A minha infância foi feliz, mas o meu pai batia na minha mãe, às vezes. Era confuso. Com o tempo cresci a amar/odiar os meus pais. (…)”


Não é por serem famosos e celebridades que têm uma vida perfeita… Decidimos ir em busca de casos em que aqueles que, por trás de um ecrã, parecem viver uma vida de sonho, mas que lá no fundo acabam por ter recaídas e, por vezes, esconder as suas fases mais em baixo…
Alguns famosos decidiram falar abertamente sobre a sua experiência em concreto relativamente à saúde mental. Se estiveres interessado, vem descobrir mais sobre isso!


Billie Eilish

Tem partilhado a sua história de depressão, assim como o peso do estigma nos comentários do público e dos críticos.

Dwayne Johnson

Foi surpreendido por uma depressão profunda aos 23 anos

Este botão leva-te para o vídeo que ela postou no seu Instagram.

Sara Sampaio

Decidiu falar no Instagram sobre a sua experiência pessoal com ansiedade, ataques de pânico, depressão, na sequência da polémica da capa da Vogue.