Relevância e importância

A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Vai influenciar a maneira como pensamos, sentimos e agimos no nosso dia a dia. Também ajuda a determinar como lidamos com o stress, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. 

Esta saúde é importante pois, sem ela, não conseguimos atuar de forma adequada na sociedade, incluindo no ambiente de trabalho. Também a sua ausência costuma comprometer a saúde física da pessoa, gerando patologias e doenças que podem se tornar crónicas. Quando algo nos dói suportamos a dor, mas sempre que achamos adequado, vamos ao médico sem pensar duas vezes. Porém, quando não nos sentimos bem mentalmente, tentamos resolver nós mesmos e dificilmente consideramos a possibilidade de ir a médicos especialistas que nos podem ajudar. Temos de mudar isso!

Concluindo, a saúde mental é um componente fundamental do bem-estar e qualidade de vida de uma pessoa. Daí termos de cuidar dela para prevenir transtornos mentais e outros problemas que poderão surgir pelo mesmo motivo.


Porque é que é tão importante?

Graças a um bem estar mental, conseguimos…

  • Reduzir o stress quotidiano;
  • Melhorar a saúde física;
  • Ter relacionamentos saudáveis;
  • Melhorar o trabalho produtivo;
  • Melhorar o nosso desenvolvimento pessoal;
  • Melhorar a autoestima;
  • Melhores resultados académicos;
  • Mais empenho nas tarefas;
  • etc

Como cuidar da Saúde Mental?

Em primeiro lugar, o mais importante: procurar ajuda psicológica e falar com especialistas nesse ramo, que te podem acompanhar e aconselhar da melhor forma!

Não tenhas receio de dar este primeiro passo. Caso te sintas mais confortável, podes sempre enviar-nos um email e tentamos ajudar-te e encorajar-te da melhor maneira que conseguir-mos. Não estás sozinho! 💗


Deixamos outras dicas, que te podem ajudar:


1. Seguir sempre uma rotina, respeitando os horários de alimentação e sono.

2. Praticar exercício, se possível, três vezes por semana. O desporto ajuda a criar hormonas que proporcionam uma sensação de bem-estar, como a serotonina e as endorfinas. Além disso, é uma ótima maneira de colocar as suas preocupações de lado.

3. Passar tempo com pessoas que nos acrescentam.

4. Cuidar da alimentação, priorizando o consumo de alimentos ricos em fibras, vegetais e frutas. Aqueles que fornecem triptofano são excelentes para a saúde mental, pois essa substância promove a produção de serotonina. Encontrará este aminoácido na aveia, frutas vermelhas, amêndoas, grão-de-bico ou espinafre. O chocolate amargo também o ajudará a relaxar. Evite comer gordura e açúcar.

5. Praticar técnicas de relaxamento e meditação.

6. Estabelecer metas realistas para ajudá-lo a focar-se na sua vida.

7. Se algo o preocupar, não guarde para si. Compartilhe com alguém da sua confiança ou com um profissional.

8. Manter contacto social com a sua família e amigos.

9. Estimule o seu cérebro através de atividades ou jogos que exijam concentração. Xadrez, palavras-cruzadas ou mandalas são um bom entretenimento que cuidará da sua saúde mental.


Estas imagens foram tiradas à natureza, mas não foi por acaso! Servem para transmitir paz e tranquilidade que também é um fator fulcral para podermos ter saúde mental.

pela Designer Sofia Duarte
pela Designer Sofia Duarte
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