Benefícios e Vantagens

Através da prática do exercício físico podemos ter diversos benefícios, não só a nível físico mas também, sociais e psicológicos, daí que esta prática seja tão importante para a nossa saúde. Também temos benefícios e características mais direcionados para diferentes classes etárias. (5-17 anos) (18-64 anos) (65 e +).

Benefícios Físicos

  • Diminuição de desenvolver doenças cardiovasculares;
  • Aumento da força e resistência muscular;
  • Aumenta níveis de energia;
  • Combater o excesso de peso;
  • Fortalece ossos e articulações.

Benefícios Sociais e Pscicológicos

  • Diminui o stress – A pratica de atividade física pode aliviar e descontrair, o que permite aliviar o stress.
  • Pode reduzir o número de acidentes de carro – A utilização da bicicleta e andar a pé é bom porque as pessoas praticam atividade física, mas também, é benéfico porque o números de carros e veículos é menor e o número de acidentes também pode reduzir.
  • Ajuda a contornar mudanças climáticas – A poluição é um enorme fator de risco para problemas de saúde. Ao estimular mais caminhadas e pedaladas e menos automóveis, a concentração de poluentes na atmosfera certamente será mais baixa.
  • A melhoria do sono – A energia que gastamos no exercício físico estimula os processos de recuperação durante o sono. Além disso, acredita-se que o aumento de temperatura corporal que ocorre durante o exercício melhore a qualidade do sono, ajudando o corpo na regulação térmica enquanto dormimos.

EXERCÍCIO FÍSISCO DOS 5 AOS 17 ANOS

Para os mais novos, a atividade física inclui tudo o que seja brincar, jogos, desporto, caminhar, andar de bicicleta, e até a realização de algumas tarefas domésticas.

Benefícios do exercício físico nestas idades:

  • Desenvolvimento de um tecido muscular e esquelético saudável (ossos, músculos e articulações);
  • Desenvolvimento de um sistema cardiovascular saudável (coração e pulmões);
  • Desenvolvimento da consciência neuromuscular (coordenação e controlo de movimentos);
  • Controlo da ansiedade e depressão;
  • Auxílio no desenvolvimento social e de autoestima.

EXERCÍCIO FÍSISCO DOS 18 AOS 64 ANOS

Nos adultos, a atividade física relaciona-se com o tempo de lazer gasto na prática de exercício, formas de deslocação (caminhar ou andar de bicicleta), tarefas domésticas, jogos ou prática de desporto.

Benefícios do exercício físico nestas idades:

  • Melhoria da aptidão cardiorrespiratória e muscular;
  • Melhoria da saúde óssea;
  • Redução do risco de morte por doença cardíaca coronária, pressão arterial alta, AVC, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, cancro do cólon e da mama, e depressão;
  • Manutenção do peso.

EXERCÍCIO FÍSISCO A PARTIR DOS 65 ANOS

A atividade física nesta faixa etária inclui o tempo de lazer gasto na prática de exercício, o método de deslocação (a caminhar ou a andar de bicicleta), tarefas domésticas, jogos ou prática de desporto.

Benefícios do exercício físico nestas idades:

  • Redução do risco de morte por doença cardíaca coronária, pressão arterial alta, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes tipo 2, cancro do cólon e da mama;
  • Melhoria da aptidão cardiorrespiratória e muscular;
  • Melhoria da prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2;
  • Aumento da massa óssea;
  • Melhoria da saúde funcional;
  • Menor risco de queda;
  • Melhoria da função cognitiva.